quarta-feira, 30 de março de 2011

O medo e a competição no ambiente de trabalho


A premissa básica dos relacionamentos humanos é perceber e respeitar os limites e limitações do outro. As pessoas têm seus problemas e muitas vezes estão bem envolvidas no turbilhão de suas próprias emoções, de seus próprios medos e angustias, que elas não percebem em muitos momentos, o outro e as necessidades do outro. Por exemplo, o chefe, muitas vezes, não consegue percebe o subordinado, não consegue ir além do que existe dentro dele (chefe). Uma boa frase de psicólogo serve para ilustrar o caso: quando José fala de João, na verdade, fala de si mesmo.
 Esse é um exemplo, outros tipos de limitações podem ser identificados.
Sendo assim, muitas vezes vamos apresentar um projeto ou algo do tipo e ficamos nervosos, porém se focarmos na idéia básica, em passar o conteúdo básico, sem grandes preocupações, o outro não irá nem perceber nossas próprias limitações. Na verdade, temos que pensar na cooperação, que o outro deseja o nosso êxito e coopera conosco, pois através desse pensamento, estaremos criando a barreira energética de sustentação para o nosso equilíbrio e estaremos saindo do nosso próprio medo interior.
 As pessoas hoje procuram respostas rápidas e práticas, sem grandes reflexões. Entregar o produto que elas querem às vezes é o melhor caminho. Assim, linguagem fácil, prática e amistosa atinge melhor do que sofisticação. Simplicidade é a palavra.
A idéia da liberdade no ambiente de trabalho incorpora a percepção da necessidade de criar instrumentos para se lidar com a competição, ambição e inveja. Plantas na mesa auxiliam a conter alguns tipos de energias. Sal grosso, ou sal de cozinha em algum lugar escondidinho também ajuda. Além de imaginar-se sempre protegido e confiante na cooperação dos demais colegas.
 O importante é você verificar como é o seu ambiente de trabalho e qual estratégia de cooperação você pode adotar para viver melhor, com qualidade de vida, expandir o seu potencial e, sobretudo, conservar a sua vibração com a sintonia de amor, compreensão, cooperação, tolerância e paciência.
Assim você estará te ajudando, auxiliando o chefe e seus colegas de trabalho, sem sequer ele saibam disso, e estará mais feliz consigo mesmo.

Autora: Hirdan Katarina Medeiros.
Agradecimentos à contribuição de Eveli.
Projeto Divino Solaris.

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